A inovação transforma os negócios

Inovar tornou-se uma necessidade indiscutível para as empresas. Já imaginou qual o futuro de um estabelecimento comercial ou de serviços que não aceita pagamentos com cartões de débito ou de crédito?

¿Quem não inovar é engolido ou fica para trás¿, alerta o consultor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Maurício Luiz Szacher, também diretor da World Wide Consultoria. Ele esteve em Maringá nesta semana, a pedido do Sebrae, para ministrar a palestra ¿Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação¿.

Segundo Szacher, não é preciso necessariamente inventar para inovar. ¿Até porque nem sempre uma invenção significa inovação. Posso inventar algo que não agregue valor algum ao produto ou ao serviço¿. Nesse sentido, inovar nas empresas implica em ganhos, seja com o aumento das vendas ou redução de custos.

Outro ¿mito¿ derrubado por terra, durante a palestra, foi o de que inovar custa caro e só pode ser viabilizado por grandes empresas. ¿A inovação pode ser feita por empresas de qualquer setor da economia e de qualquer porte. Há, sim, um custo, que deve ser encarado como investimento e que pode ser baixo ou alto, além de riscos que podem ser minimizados. Para isso, é essencial que se conheça o mercado e as necessidades dos clientes¿.

Muito mais do que criar, a palavra inovar nas empresas é mais ampla: significa melhorar algo existente para satisfazer às necessidades dos clientes e vale para o desenvolvimento de processos de produção, melhorias de métodos de marketing e até tornar a estrutura organizacional mais eficaz.

O consultor do Sebrae/PR Aloísio Aleixo Cerqueira diz que para inovar o empresário precisa se livrar de preconceitos e ser receptivo a novas ideias, identificar as oportunidades do mercado e fazer diferente para alcançar melhores resultados.

Dentro deste contexto, inovar pode não ser a alma, mas certamente é a mola propulsora do negócio. ¿Se você quer mudar o mercado, inove; se quer agregar valor ao produto, inove; se quer aumentar os lucros e reduzir os custos, inove; se quer sobreviver, inove¿, destacou Szacher.

Fonte: O Diário

Permalink