Motivação para Qualidade . Parte 1

Motivação para Qualidade

A motivação para a qualidade é um choque cultural dentro de uma Organização, é um desafio, simples, que apresenta projetos concretos e com objetivos fáceis de serem conquistados, e, que mostram resultados espantosos na postura dos funcionários, fazendo com que os mesmos realizem serviços e saibam identificar o que é qualidade total e a satisfação de seus clientes.

Antigos conceitos começam a ser derrubados, transformando velhos dogmas em heresias.

Difícil? Não!
É necessário o primeiro passo com determinação e ousadia sabendo qual o objetivo a ser alcançado.

Conceitos simples que todos conhecemos devem ser postos em prática como:

· ouvir os que executam as tarefas;
· dar meios necessários para a realização;
· estimular a educação e a cultura;
· formar na empresa um convívio familiar;
· ganhar tempo;
· melhorar a comunicação entre departamentos e pessoas;
· tornar transparente o que parece opaco.

Algumas práticas adotadas por empresas espalhadas por todo o Brasil, mostram o sucesso da motivação em seus funcionários como:

· querer ser a Organização mais limpa do mundo;
· projetos para aumento de produtividade;
· eliminação do cartão ponto;
· decoração do ambiente de trabalho;
· lazer ás sextas-feiras no final do expediente;
· visita de familiares;
· café com a diretoria;
· parceria / terceirização;
· acidente zero;
· rotatividade zero;
· absenteí­smo zero.

Estas práticas no campo da comunicação, da educação e da satisfação são os principais elementos para que a motivação para a qualidade tragam frutos rápidos e a confiança do funcionário para com a empresa.

Programas de sugestões, de desburocratização, de Grupos de Melhorias e outros ajudam no fortalecimento destas práticas, tudo isto respeitando a cultura e os valores, elos importantí­ssimos nestas práticas.

FORMAS DE MOTIVAÇÃO
Motivação é de fato, uma palavra com múltiplos significados, dentre eles:

MOTIVAÇÃO PARA O CONTROLE
É a motivação para a Qualidade no sentido de atender-se ás especificações e aderir-se aos procedimentos.

MOTIVAÇÃO PARA A MELHORIA
É a motivação para a Qualidade no sentido de melhorá-la, de encontrar formas de reduzir-se a incidência de defeitos e reduzir os custos a eles associados.

MOTIVAÇÃO PARA O ENVOLVIMENTO
É a motivação para a Qualidade no sentido de envolvimento com a Empresa.

Em nossa próxima edição apresentaremos com agir em cada uma destas formas de motivação.

Maurício Luiz Szacher
Joel Bueno da Costa Filho

Permalink