1 – Encare as decisões difíceis e não se deixe levar pela emoção. Avalie o problema de forma objetiva, mas jamais tenha medo de errar;
2 – Busque informações e fuja das suposições. Faça sempre uma avaliação completa e baseie suas decisões nesses dados. É duro, mas justo;
3 – Trabalhe em equipe. Evite colocar toda a carga das decisões difíceis sobre as suas costas;
4 – Foco, foco, foco. Focar é o mesmo que dizer não.
5 – A Apple sempre concentrou seus recursos em um pequeno número de projetos, mas muito bem executados;
6 – Seja quase um déspota. Afinal, alguém tem que dar as ordens;
7 – Simplifique. Fuja do complexo e diga não ao supérfluo;
8 – Crie os projetos pixel a pixel. Desça até os mínimos detalhes. Jobs se prendia a miudezas tidas como insignificantes por muitos CEOs;
9 – Não tenha medo de recomeçar. Valeu a pena refazer o MacOS X, mesmo à custa do trabalho de mil programadores por três anos;
10 – Não dê muito ouvidos a seus compradores. Eles provavelmente ainda não sabem o que querem;
11 – Demita os idiotas. Funcionários talentosos são uma vantagem competitiva para qualquer empresa
12 – Se perder o barco, trabalhe para recuperar o tempo perdido. Jobs não percebeu a revolução da música digital no seu início. Mas criou um modelo de negócios vencedor;
13 – Conecte-se, estude. Uma cultura corporativa é feita de insights. Conecte-se a diferentes tribos e estude as mesmas desvinculados ao trabalho;
14 – Gere e Teste. As interfaces revolucionárias do iPod e do iPhone foram descobertas por tentativa e erro;
15 – Seduza. Jobs sabia ser um grande sedutor quando necessário;
16 – Faça as perguntas certas. Mas duvide sempre das respostas;
17 – Defina prazo e cobre. Jobs queria o iPod nas lojas no outono de 2001. A equipe teve seis meses para lançá-lo;
18 – Busque oportunidades. A Apple não estava no negócio de dispositivos eletrônicos. Curioso, Jobs queria entender esse mercado. E o dominou;
19 – Queime os navios. Jobs matou o mais popular iPod para dar lugar a um modelo mais fino;
20 – Evite as concessões. A obsessão de Jobs por excelência criou um singular processo de criação que gerou uma família de produtos inovadores.
Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/as-20-licoes-de-steve-jobs